21 de nov. de 2009

ENTREVISTA LUIZ BERGAMINI / BANCO REAL



Nome:
Luiz Renê Bergamini

Citar:

Atualmente sou supervisor de atendimento gerencial em uma instituição financeira multinacional, comecei como auxiliar de vendas em comércio atacadista no bairro do Brás em São Paulo.


1) Qual formação Acadêmica?

Sou formado em Administração de Empresas pela Faculdade Santa Marcelina em São Paulo, possuo inglês e espanhol fluentes e atualmente curso pós graduação em administração de empresas na Fundação Getúlio Vargas.


2) Porque escolheu o curso superior que citou, se era o que esperava e se foi decisivo para desempenhar as funções que exerce atualmente?

Escolhi devido à área em que atuava no momento da minha escolha, que era uma corretora de seguros e esse seria um curso que me daria as competências necessárias para crescer nessa promissora área.


3) Qual foi sua trajetória no banco, quantos funcionários estão sob sua responsabilidade e quantas horas trabalha por dia?

Comecei em 2002 como estagiário de uma central de relacionamento no Banco Sudameris Brasil SA, após dois anos o banco foi adquirido pelo Abn Amro Real SA e eu fui efetivado como consultor de crédito imobiliário, após dois anos exercendo a função fui promovido a gerente do segmento Van Gogh (alta renda) e após dois anos como gerente me tornei supervisor da área de atendimento gerencial.


4) O que foi fundamental, durante a sua formação, que o ajudou a tornar um bom supervisor?

Aplicar a teoria da sala de aula na prática, as aulas de recursos humanos e gestão de pessoas foram essenciais para que eu pudesse adquirir algumas competências necessárias a minha função.


5) Quais os conhecimentos e habilidades que o seu cargo exige para o bom desempenho de suas funções?

Gostar de pessoas, saber lidar com pessoas e fazê-las terem motivos para desempenharem um bom trabalho visando sempre o foco em resultados e a satisfação pessoal de cada um.


6) Quais são as oportunidades de atuação do Administrador na Instituição bancária?

O leque de oportunidades é extenso e não cabe aqui colocar todos, vou citar apenas alguns: Cargos de gerência de relacionamento nas agências, gerentes de produtos, gestão de pessoas, mesa de investimentos, departamento de crédito imobiliário entre outras.


6) Você tem toda autonomia para tomar as decisões no cargo que ocupa?

Atualmente possuo moderada autonomia, somente nos casos mais extremos como por exemplo uma mudança de um processo ou desligamento de um funcionário é que eu consulto minha coordenação.


7) Como você prepara para reuniões de trabalho? Como faz para serem rápidas, objetivas e proveitosas?

As reuniões são preparadas com antecedência, com uma pauta simples e sincronizada, procuro o envolvimento de todos os presentes e procuro ser assertivo nas abordagens afim de que a reunião não delongue muito tempo.


9)O que você espera encontrar numa pessoa que pretende trabalhar com você?

Atitude para aprender, motivação para enfrentar desafios e entusiasmo com nossa área afim de fazer o melhor e conquistar o melhor resultado possível.


10) Ao longo da sua carreira, precisou corrigir e/ou aperfeiçoar suas atitudes no ambiente profissional?

Muitas vezes, estamos em constante mudança, eu por exemplo sou uma pessoa mais extrovertida, liberal e mais expansiva, tive que domar esse meu temperamento, não precisei mudar radicalmente o que eu sou, mas aprendi como devo ser em cada momento na organização, seja com minha equipe ou com meus gestores.


11) Na sua opinião, quais as habilidades essenciais para que o administrador alcançe o sucesso profissional nos dias de hoje, em um cenário de mercado de trabalho cada vez mais competitivo?

Tomar muito CHÁ. Rs. Ter Conhecimento, para saber distinguir novas tendências e antecipar-se ao processo de mudança constantes que existem nas organizações, ter Habilidade com a tarefa e buscar sempre aprimorar e conquistar novas competências e ter Atitude de correr atrás dos seus objetivos, metas e anseios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário