21 de nov. de 2009

ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO


No campo específico da administração das empresas, coube a dois engenheiros o lançamento dos fundamentos de uma Teoria Geral da Administração, dando origem à chamada Escola Clássica da Administração.
O primeiro deles foi o norte-americano Frederick Taylor (1856-11915), com sua obra “Shop Management” (Gerência de Fábrica), lançada em 1903, que teve uma repercussão enorme nos meios acadêmicos e empresariais. O segundo - grego de nascimento, porém educado na França - foi o também conhecido engenheiro Henri Fayol (1841/1925), com seu trabalho “Administracion Industrielle et Generale”, publicado em 1916, e que, como o livro de Taylor, ganhou um prestígio extraordinário.
Do ponto de vista didático, costuma-se dividir a Escola Clássica ou Teoria Clássica da Administração em dois grupos: o primeiro grupo encabeçado por F. Taylor chamado “Administração Científica”; e o segundo liderado por H. Fayol, denominado “Teoria Clássica da Administração”.

Assim, a abordagem clássica da Administração cobre duas áreas distintas: a operacional, de Taylor, com ênfase nas tarefas; e a administrativa, de Fayol, com ênfase na estrutura organizacional.

Para deixar claro essa função coordenadora, Fayol assim define o ato de administrar:

1- Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
2- Organizar: constituir o duplo organismo da empresa, material e social.
3- Comandar: dirigir e orientar o pessoal
4- Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos.
5- Controlar: verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.

Segundo Fayol, a Administração não se refere apenas ao topo da organização: existe uma proporcionalidade da função administrativa, que não é privativa da alta cúpula, mas, ao contrário, se distribui por todos os níveis hierárquicos. Segundo ele, tudo em Administração é questão de medida, de ponderação e de bom senso. Os princípios que regulam a empresa devem ser flexíveis e maleáveis, e não rígidos.

São princípios fundamentais de Fayol:
1- divisão de trabalho;
2- autoridade e responsabilidade;
3- disciplina;
4- unidade de comando;
5- unidade de direção;
6- subordinação dos interesses individuais ao interesse geral;
7- remuneração justa ao pessoal;
8- centralização;
9- linha de autoridade;
10- ordem;
11- equidade;
12- estabilidade do pessoal;
13- iniciativa e;
14- espírito de equipe.

A Teoria Clássica de Fayol concebe a organização em termos de estrutura, forma e disposição das partes que a constituem. Assim, a estrutura e a forma de organização marcam a essência Teoria Clássica, como concebida por Fayol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário